quarta-feira, 6 de maio de 2015

Inicio :)

Bem, como vos disse, ando com vontade de virar a casa de pernas para o ar. Quase literalmente...
 Não é que a minha casa esteja mal, mas às vezes temos coisas dque vamos acumulando, que fica dificil ter sempre  tudo arrumado. E não ter um sítio especifico para as coisas ajuda ao caos. Às vezes tenho a noção de que arrumo mas como nem sempre organizo, rapidamente volta a desarrumação... e com esta mudança espero diminuir muito este efeito.

Para começar,  escrevo algumas linhas que me guiarão:

Tudo tem que ter o SEU lugar, para quando precisar de arrumar saber exactamente o sitio para onde vou levar aquele objecto :) Muitas vezes deixamos coisas espalhadas porque na verdade ainda não temos sitio para elas, e as coisas parece que começam a ter vida própria... decidir na hora e não guardar à espera de decisão.

Vou começar numa divisão e acabar noutra. Pois é, tenho a sensação que quando arrumo aqui e acolá não arrumei nada... Por isso desta vez é arrumar/organizar numa divisão e só depois passar para a próxima.

Vou estipular prazos para "tratar da saúde" de cada divisão. Apesar de ser sempre melhor melhor fazer um pouquinho por dia do que nada, tenho consciência que se for sempre assim, será um projecto que nunca mais terá fim e isso vai deixar-me stressada....

Todos os que habitam na casa do Goldie terão de cooperar nesta mudança Para já todos se têm esforçado :) Passa simplesmente por: depois  de usar guardar novamente no seu lugar. Não me parece uma exigência muito grande ;) e eu vou dizendo os sítios das coisas. Em caso de dúvida é só perguntar :)

Manter apenas o que será usado. Coisas que não use terei de me esforçar por me livrar delas! Já percebi que não vale a pena arranjar cinquenta caixinhas  para arrumar tudo... Não é possível arrumar tralha! Destralhar...destralhar...destralhar... vai ser a minha música ...hehhehe

Arranjar soluções para que os espaços funcionem e não voltem ao estado inicial. Ter itens que servem um mesmo objectivo perto do local onde se passa a acção. Por exemplo: Guardanapos, pratos, talheres, copos perto do sítio onde se vai fazer as refeições..

Não ter os mesmo objectos em dois sítios diferentes. Com excepção de algumas coisas comuns às casa-de-banho :)

Dividir a casa em zonas. Por zona entendo um espaço que reúne as mesmas funções.  Por exemplo na cozinha existem funções que não existem nos quartos...



Ah!comecei pela cozinha :) porquê?  Porque resolvi começar por uma ponta, simplesmente!

Sendo assim, e porque tinha que começar por algum lado na cozinha, comecei pela despensa. Considerei-a zona de arrumação/ armazenamento.

Antes:




Posto isto, a primeira coisa que fiz foi retirar tudo para fora e limpar. Coloquei tudo em cima da mesa para decidir sobre o que fazer.


Para ser prático, tenho na parede este suporte para sacos plásticos que acho muito funcional e o aspirador de mão também. Optei por colocá-lo perto da tomada para ser prático carregar a bateria.

Depois de limpo, comecei a agrupar em cestos os produtos que estavam dentro da validade e por famílias: enlatados; para fazer bolos; bolachas...etc


Por exemplo, aproveitei esta patinha para colocar lá os biscoitos do Goldie e em baixo, o cesto com a escova, pipetas... tudo que pertence ao Goldie.



Uso este carrinho para arrumar itens que preciso regularmente. Mesmo assim, tenho em duas prateleiras, cebolas e batatas. Nas restantes tenho por exemplo velas, sacos do lixo, a minha etiquetadora... e encima nesta caixa tenho sacos para sandes, sacos para congelar, película aderente e papel de alumínio... tudo muito prático e à mão.


Fiz umas etiquetas engraçadas utilizando washi tape que tinha (uma forma também de dar uso e acabar com elas... menos umas a ocupar espaço :)



Aqui separei infusas e arranjei espaço para colocar papel de cozinha e guardanapos à mão, coisa que não tinha.


Outra coisa que mudei foi o facto de ter só um cesto de limpeza com os produtos que uso e que tem uma pega, que transporto para o sitio que quero limpar. Aqui estão os produtos reunidos e não pretendo colocar mais nada no chão.


Arranjei também espaço para as nossas lancheiras, que andavam sempre a circular na cozinha.


Agora o que vejo quando olho para a despensa é esta imagem :)

Eu sei que sou suspeita mas acho que ficou bem melhor. E digo-vos: para já está a funcionar.


Ufffa!! Eu sei... já devem estar cansados ;) 

E assim me despeço por hoje :)


P.S. : Quem arrumar agora a sua despensa que se acuse :)

bjinhos







16 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa. Nota-se que está a correr mesmo bem! Vou ter que ganhar coragem de fazer o mesmo! Já conhece este grupo: https://www.facebook.com/groups/DeclutterBuddies/?fref=ts ? É um grupo de pessoas que estão a tentar destralhar em conjunto e pode ser uma inspiração e um apoio interessante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É começar... não esperes pelo momento certo pois ele nunca mais chega...heheheh... Vou espreitar o grupo ( obrigada pela referencia)
      beijinhos

      Eliminar
  2. Bom dia!
    ´Também já fiz o mesmo à minha despensa há uns tempos atrás. E valeu a pena. Até abria a porta de propósito só para olhar para ela, não sei quantas vezes por dia eheheheh!
    E realmente, se cada coisa tiver o seu lugar, sabemos sempre onde as coisas estão. Não precisamos de andar a revirar a casa há procura das coisas.
    Beijinhos e bem-vinda!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! Como te percebo... ainda ontem estava de costas para a despensa e virei-me só para ter essa sensação ;) hehehe... Que bom que também o fizeste.. pelo menos para mim é uma sensação de libertação...
      beijinhos

      Eliminar
  3. A minha está um caus. è assim pequenina como a tua e eu quero lá meter tudo e mais alguma coisa, precisava de fazer uma limpeza, precisava mesmo....

    ResponderEliminar
  4. Gosto imenso destes post's Te, fazem sempre jeito e dão motivação ;)
    A dispensa ficou muito melhor, sem sombra de dúvida e as dicas são muito boas :)
    E ficamos com uma sensação tão boa, quando fazemos este tipo de limpezas, não é :)
    Obrigado pelas dicas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adoro posts sobre arrumação/organização :) As tuas ideias são inspiradoras e dão muita vontade de colocar em prática uma limpeza semelhante em casa ;)
    Há um largos meses atrás decidi algo idêntico a ti: decidi que tinha que destralhar e livrei-me de inúmeras coisas que tinha e que usava pouco ou nada e que apenas tinha porque gostava delas, mesmo que não lhe desse uso. Não posso dizer que não foi custoso, que foi... Mas o que custa é dar o primeiro passo que é meter na cabeça que queremos simplificar a nossa vida!!! Com o "destralhanço" iniciado descobri que menos é mais e que se vive melhor sem tantas coisas acumuladas. E sim, concordo contigo, ter um espaço para guardar tudo o que usamos é o primeiro passo para a nossa organização mental e tem o efeito "maravilha" no dia-a-dia :) Beijinhos e já agora benvinda de novo. Já sentia saudades :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente com essa mudança :) sem dúvida que menos é mais! As coisas as vezes parece que crescem e depois não há sítio que chegue para as guardar e aí começa a bagunça...
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Ahahaa, engraçado por acaso também andei a arrumar a minha (devgarinho ainda nao está) mas é uma despensa onde guardo tudo menos comida :P

    Fico atenta ao resto! gosto mesmo de ver tudo organizado nem que seja por alguns dias... :D
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Deve ser da Primavera... Esta altura parece que causa uma vontade imensa de arrumação nas pessoas ;) borá lá que eu também quero ver a tua ;)
    Beijinhos e volta

    ResponderEliminar
  8. Tenho esse objectivo há meses.. e é desta...vou começar pela dispensa :P
    E a culpa é tua :D :D
    bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahahahaa! Eu sou assim...
      Fico muito feliz por ser a culpada neste caso ;) só por isso já valeu a pena o meu regresso!
      Beijinhos!

      Eliminar
  9. Viva! Ando a fazer o mesmo lá por casa porque tenho uma vontade imensa de destralhae mais e mais.
    E por aí, como vais a barafunda? Já acabou? Viva a mudança! 😉👍
    Beijinho de boa semana
    Sofia

    ResponderEliminar
  10. ás vezes sabe bem trocar tudo do sitio :p

    ResponderEliminar