domingo, 23 de outubro de 2011

como deixar a nossa despensa mais bonita ;)

Olá! olá!
Depois do outro fim-de-semana atribulado (ida com a Lu para o hospital com virose...) e semana cheiinha de trabalho, venho hoje mostrar-vos como transformei a minha despensa, coisa que já estava para fazer há muito tempo.
Então, a despensa estava assim:

Não muito organizada, mas minimamente arrumada ;). O problema é que às tantas começava a misturar os produtos pelas várias prateleiras (principalmente o M. que pousa o que tem na mão onde houver espaço...).

Hoje decidi pôr as mãos à obra e fazer umas modificaçõezitas.

Comecei por tirar tudo das prateleiras, e a sorte é que os produtos estavam mais ou menos juntos, o que me facilitou imenso a tarefa. Coloquei-os em cima da mesa da cozinha e  fui vendo o que estava dentro da validade e o que não estava, colocando fora se assim fosse necessário.
Ao mesmo tempo, fui escrevendo tudo o que tinha, quantidade e os prazos de validade (para fazer um inventário, o que será tema para outro post)

Comprei umas cestinhas, na Casa, para dar um ar mais arrumadinho (ficou aprovadíssimo)

Juntei produtos por famílias, retirei alguns das embalagens , pondo a informação por fora, para ocupar menos espaço, e no fim fiquei contente pois coube muita coisa dentro das cestinhas.

Depois, foi começar a levar tudo para as prateleiras. Em cada prateleira "criei" espaços distintos, onde agrupei os vários produtos: para doces, bolos, sobremesas, enfim tudo"docinho"; os enlatados (feijão cozido, salsichas, atum...), molhos, tudo que seja para cozinhar; o espaço para as bolachas, cereais; o espaço para o leite, leite achocolatado, sumos de pacote; o espaço para rolos de cozinha; o espaço para os produtos da máquina de lavar loiça (fica mais em baixo e separado da comida); tudo organizado de forma a que seja fácil perceber onde está o que queremos, quase que podíamos chamar a prateleira dos doces, dos molhos e temperos... só não podemos, porque no mesmo "andar" tem duas categorias diferentes pois as prateleiras cruzam-se criando duas prateleiras no mesmo "andar" (como podem ver em baixo)

Depois tenho um carrinho, onde nas gavetas estão as cebolas, as batatas... e em cima pus um cesto com um rolo de sacas plásticas, o apanha-migalhas, o papel de alumínio, o papel aderente, e o vegetal, um rolo de papel de cozinha, sacos para congelar... para estar à mão (e porque quero organizar também a gaveta onde estavam...)

Pendurei a vassoura atrás da porta e acima do chão.
Tenho as sacas plásticas naquele suporte que dá muito jeito, e o aspirador manual, que acabei por colocar também ali na parede, uma vez que tem uma ficha e é preciso carregar a bateria. Assim está no sítio onde se carrega e bem à mão.

Resumindo a parte da organização:

1-Tirar tudo para fora das prateleiras;
2-Verificar a validade dos produtos;
3-Apontar todos os produtos que tem (se quiser posteriormente fazer uma lista do que possui e facilitar a tarefa na hora de ir às compras);
4-Agrupar os produtos por familias (massas com massas, farinhas com farinhas, enlatados, bolachas...);
5-colocá-los em cestas identificadas (opcional);
6-colocar nas prateleiras, agrupando novamente os produtos; e
7-se quiser dar o seu toque pessoal e pôr a despensa ao seu estilo, "faxabôr" ;)

Depois de tudo no seu sítio, foi o momento de dar um look mais romântico à nossa despensa, que depois de lhe ser aplicada uma rendinha nas prateleiras (eu adoooooooooooro rendinhas...) ficou com este ar:



Pois bem, agora só falta mesmo a parte da identificação. Ando a pensar no que vou fazer :)

E vocês também organizam desta forma ou têm outra ?
Gostava de saber...

bjinhos

27 comentários:

  1. Está muito bonita :)
    Eu não tenho despensa e faz muita falta. Compensei com a estante branca e com o facto da cozinha ter muita arrumação. Mas a tua despensa está um mimo. Adorei!
    Beijinhos!

    P.S.- Espero que a tua Lu já esteja boa. O meu menino também está doentinho. Desde sexta que anda a vomitar... hoje já melhorou um cadito, vamos lá a ver.

    ResponderEliminar
  2. Muito gira!!! A minha é de fugir de medo!!! ;D
    Espero que a pequena esteja melhor!
    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Olá, olá!
    Espero que a piquinucha já esteja melhor!
    Também tento organizar a minha despensa dessa forma, agrupando os produtos por "famílias". Só não as tenho em cestinhos.
    Adorei como ficou a despensa!

    ResponderEliminar
  4. Olá, as melhoras para a menina!Quanto à dispensa ficou muito bem,adorei a rendinha :)O dificil mesmo é manter a arrumação ( pelo menos para mim!! )

    Bj

    ResponderEliminar
  5. Ficou mesmo bem, as cestinhas são linda e as rendinhas então, era só o toque que faltava. As melhoras para a pequenina ;)

    http://bricolarepoupar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Obrigada a todas pelos coments, e sim a Lu já está bem ;)

    bjocas

    ResponderEliminar
  7. Olá Té, ficou tudo muito bem!

    As melhoras da Lu!!

    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Ficou muito melhor precisava de uma dispensa como a tua:)
    Beijinhos...

    ResponderEliminar
  9. Olá outra vez!
    Respondendo à tua pergunta, é já dia 16 de Novembro. Ai, os nervos!

    ResponderEliminar
  10. vi esta imagem e lembrei-me de ti e do goldie... beijinho grande.

    http://abc4fun.blogspot.com/2010/10/babies-and-dogs.html

    ResponderEliminar
  11. Sara,
    definitivamente é o nosso caso ;)
    Bjinhos

    Paula
    Eu sei que é no dia 16, por isso é que imaginei que andasses a ficar um cadinho nervosa ;)
    Mas não te preocupes pois vai ser um sucesso!

    bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Ficou giríssima e funcional ;). Gostei dos cestos e da renda (tbm gosto de rendas, na remodelação que fiz na minha casa de banho, coloquei à volta do espelho e rodapé e ficou giríssimo). Bjocas e lambidelas ;)

    ResponderEliminar
  13. Adorei, fez-me lembrar de mim.
    As rendinhas ficaram lindas...
    Era capaz de ficar giro pra etiuetas, um bocadinho de cartolina presa em cada cestinho, a imitar ardósia e escreveres com giz branco.
    Eu por caso não tenho despensa, pois criei gavetões na cozinha para esse efeito. Mas a organização está parecida com a tu, ou seja, em vez de ter essas coisinhas juntas por famílias no cestinho, estão no gavetões.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Para fazeres as etiquetas para identificar os produtos, passas na casa da tua amiga Ana, lembraste dela? Ela tem uma máquina a Sizzix que faz coisas lindasssssssssssssss. Beijos e aparece. Ana Kitty

    ResponderEliminar
  15. Sua despensa está super organizada, parabéns pelo capricho. As rendinhas ficaram lindas nas prateleiras e as cestinhas um mimo. Bjs

    ResponderEliminar