sábado, 12 de novembro de 2011

E esta, hein?!

Bom dia!


Lu: Menina mamã! Esqueceste-te de pôr uma coisa na sua casinha!
Eu:...&%$?
Lu: o...nes-qui-ck...
Eu: mas eu ainda vou tomar o meu leite com nesquick...
Lu: ah...então safaste-te...
Eu: #$&&/??


Pois é! e para quem não percebeu nada vou esclarecer:

Cá em casa cultiva-se a ajuda de todos nas tarefas domésticas (principalmente na parte do não desarrumar, para depois a mamã não ter que perder mais tempo nisso do que na limpeza em si...)

A Lu já tem 4 aninhos, e eu desde pequenina que a incentivo a arrumar o que é seu. E tenho vindo, à medida que ela cresce, a adaptar as suas tarefas. Ela fá-lo com muito entusiasmo, pois tento sempre que seja feito quase em forma de jogo, como é o caso do jogo "cada coisa tem a sua casinha", que ela adora: a roupa suja no cesto da roupa suja; a mochila pendurada à beira do cabide (a mamã depois pendura); os sapatos na sapateira...e por aí fora.... Ela até já tenta encontrar casinhas perfeitas para diversas coisas....
Desvantagem: se não seguirem o que proclamam têm depois um polícia atrás de vocês, como é o meu caso...rsrsrs...Mas prefiro dár-lhe esse poderzinho, e adoro ouvir ela a "mandar" o papá arrumar o que não está na sua casinha...rsrsrsrs (esta é a vantagem ;)


E vocês, incentivam os vossos pequenotes, ou nem por isso?


bjocas

12 comentários:

  1. Eu já incentivo o meu pequenote de 22 meses a arrumar as coisas no lugar e ele fá-lo com um ar de satisfação que só visto!!!! E se der-mos bons exemplos temos essa tarefa facilitada, porque eles imitam tudo o que fazemos - são uma ternura :).
    Bjocas e bom fim de semana ;)

    ResponderEliminar
  2. Incentivar encentivo...
    Mas como ela tem sempre resposta e solução para tudo,ou diz que está muiiito cansada,ou pede-me ajuda com aquele ar de "gato das botas",enfim...tenta sempre esquivar-se!
    Mas realmente tenho de insistir mais!Já arruma o quarto dela as Sabado ( já não é mau de todo!)
    :)

    Bj

    ResponderEliminar
  3. Sempre! Afinal de "pequenino é que se torce o pepino!"
    E realmente é como dizes, quando não cumprimos algo, lá vem o meu "pequeno inspector" dizer que me esqueci, ahhh pois é.
    Mas é arrumadinho :)

    ResponderEliminar
  4. E mais nada! Toca mas é a arrumar as coisinhas nas suas respectivas casinhas!
    :D

    ResponderEliminar
  5. Concordo, é sempre bom incentiva-los desde cedo a serem organizados vai-lhes facilitar muito a vida no futuro.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Muito bom, também aplico cá em casa alguma ordem quanto à bagunça.Ao mais velho tenho de orientar,ai os rapazes,rsrsrsrs...mas vai arrumando, é o que interessa.

    A mais nova é mais complicado, é destrambelhada demais, rsrsrsrs...faz tantos disparates!!!Ai meu Deus!!! Tem 2 anos, por isso por enquanto dou um desconto, rsrsrsrs...

    ResponderEliminar
  7. Tão bom quando é assim. A minha filha, é extremamente desarrumada, mas se eu disser vai pôr onde estava, ela vai. Também adora andar com a vassoura e a pá a varrer, e se vê um pano, ou toalhita, não resiste e limpa tudo. Já faz isso há uns meses e sabe tão bem apreciar, tão pequenina e tão dedicada. Só espero que seja sempre assim.

    Beijinhos e boa semana :)

    ResponderEliminar
  8. Olá;

    meu filho sempre foi tão arrumadinho e amigo de ajudar na arrumação e limpeza, agora qu é um rapazola de 16 anos pensa que não tem de fazer nada disso o que faz que ande sempre atrás dele a "martelar" a cabeça para ver se aprende e respeita o trabalho dos outros. Filho adolescente é complicado):

    Boa semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  9. Formiguinha... tens de ter paciência, e de alguma forma tens de lhe mostrar que a vida é assim mesmo, e se não contribuem acabam por perder algo... que tal não lavar aquela peça de roupa que ele tanto quer vestir em tal dia, e que tu também não vais "ter" que lavar quando ele quer, porque simplesmente não és empregada dele;) (em vez de martelar, coisa que provavelmente não será dificil de ignorar, que tal começarem a faltar coisas que ele tem como adquiridas e que de repente passam a não o ser?)

    bjinhos e muita paciência...rsrsrs

    ResponderEliminar
  10. O meu para já adora arrumar... por sua iniciativa! Espero que isto não mude :))

    ResponderEliminar
  11. Eu incentivo hoje agradeço pela minha mãe ter sempre establecido tarefas, se todos ajudar-mos é sempre mais fácil;)

    ResponderEliminar
  12. Tão gira! Adorei a frase: cada coisa tem a sua casinha, vou começar a dizer isso à minha piolha!

    ResponderEliminar